terça-feira, 6 de novembro de 2007

Anatomia no Período Grego

Foi na Grécia antiga que a anatomia, inicialmente , ganhou maior aceitação como ciência. As escritas de vários filósofos gregos tiveram um forte impacto no pensamento científico futuro. Durante este período, os gregos ficaram obcecados com a beleza física do corpo humano, o que se refletiu nas suas primorosas esculturas.
Os jovens gregos eram estimulados a ser atléticos e desenvolver as suas capacidades físicas, mas em torno de 18 anos de idade eram orientados mais para a atividades intelectuais da ciência, da retórica e da filosofia. Esperava-se que durante o processo educacional, o indivíduo recebesse orientação em todos os campos do conhecimento, e era natural que grandes e largos passos fossem dados nas ciências.
Talvez a primeira referência escrita sobre a anatomia das feridas ocorridas em batalhas seja aquela citada na Ilíada, escrita por Homero, aproximadamente 800 a.C.
As descrições detalhadas de Homero da anatomia das feridas eram sumamente precisas. Contudo, ele descreveu feridas claramente definidas – não os tipos de feridas traumáticas que deveriam, provavelmente, ser encontradas em um campo de batalha. Isso levou à especulação que dissecações humanas já eram feitas durante este período e que as estruturas anatômicas já eram bem conhecidas. Vítimas de sacrifício humano podem ter servido como material para estudo e demonstração anatômica.

Hipócrates

Hipócrates (460-377 a.C.) o mais famoso médico grego do seu tempo, é considerado o pai da medicina por causa dos princípios éticos de prática médica que sua escola estabeleceu, e seu nome é imortalizado no juramento Hipocrático que muitos estudantes, ao se formarem em medicina, repetem como compromisso de exercício profissional e dever perante a humanidade.
Hipócrates, provavelmente, tinha apenas limitada orientação em dissecações humanas, mas foi bem disciplinado na popular teoria humoral de organização do corpo.
Através dessa tória eram reconhecidos quatro humores no corpo, e cada um deles era associado com um órgão em particular: sangue com fígado; cólera, ou bile amarela com vesícula biliar; fleuma com pulmões; e melancolia, ou bile preta com o baço. Imaginava-se que uma pessoa com saúde teria um equilíbrio dos quatro humores. O conceito dos humores há muito tempo foi abandonado, mas dominou o pensamento médico durante mais de 2.000 anos.
Os quatro humores fazem parte de nosso vocabulário e da prática médica ainda hoje, Melancolina é um termo usado para descrever depressão ou desânimo em uma pessoa, enquanto melano se refere a uma aparência obscura ou pálida. O prefixo melano significa preto. Cólera é uma doença intestinal infecciossa que causa diarréia e vômito. Fleuma no interior do sistema respiratório é sintomático de várias doenças pulmonares.
Talvez a maior contribuição de Hipócrates tenha sido a de ter atribuído causas naturais às doenças em lugar da desaprovação dos Deuses. Sua aplicação da lógica e da razão na medicina foi o começo da medicina de observação.

Aristóteles

Aristóteles (384-322 a.C.), um discípulo de Platão, era escritor consumado, filósofo e zoologista. Era também professor renomado, contratado pelo Rei Filipe da Macedônia para ensinar seu filho, Alexandre, que depois ficou conhecido como Alexandre, o Grande.
Aristóteles fez investigações cuidadosas em todos os tipos de animais incluindo referências aos humanos, e seguia um tipo limitado de métodos científicos na obtenção de dados. Escreveu o primeiro relato conhecido de embriologia no qual descreveu o desenvolvimento do coração em um embrião de galinha. Denominou a artéria aorta e diferenciou as artérias das veias.
As obras zoológicas mais conhecidas de Aristóteles são “História dos animais”, “Das Partes dos animais” e “Da geração dos Animais”. Esses livros tiveram uma profunda influência no estabelecimento e na especialidade dentro da anatomia, e granjearam a Aristóteles o reconhecimento como o fundador da anatomia comparada.
Apesar de suas extraordinárias realizações, Aristóteles perpetuou algumas teorias erradas relativas à anatomia. Por exemplo, a doutrina dos humores constituía os limites do seu pensamento. Platão tinha descrito o cérebro como “assento do sentimento e do pensamento”, mas Aristóteles discordou. Ele colocou a sede da inteligência no coração e comentou que a função do cérebro, que era banhado em líquido, era esfriar o sangue que tinha sido bombeado pelo coração mantendo assim a temperatura do corpo.

Um comentário:

dagnyearl disse...

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