terça-feira, 6 de novembro de 2007

Anatomia de Superfície

É surpreendente como muitas informações anatômicas podem ser obtidas pelo exame da anatomia de superfície de seu próprio corpo. A anatomia de superfície é o estudo das estruturas e dos pontos de reparo da superfície do corpo por inspeção visual ou palpação.
O conhecimento pela anatomia de superfície é clinicamente importante para localizar com precisão locais para percussão e ausculta.
Com exceção de certos ossos do crânio, os ossos do esqueleto inteiro podem ser palpados. Uma vez que a posição, a forma e os processos destes ossos são identificáveis, estas características do esqueleto podem servir como pontos de reparos para localizar outras estruturas anatômicas. Muitos músculos esqueléticos e suas fixações tendíneas são claramente visíveis quando contraídos e quando provocam movimento. A Localização e a amplitude do movimento das articulações do corpo podem ser determinadas quando os ossos que se articulam são movimentados através de contrações musculares. Em alguns indivíduos, as posições das veias superficiais podem ser localizadas e os seus trajetos, seguidos. Até mesmo a localização e função das valvas venosas dentro das veias podem ser demonstradas na superfície da pele. Algumas artérias também podem ser vistas pulsando sob a pele. Saber onde estão localizados os pontos de tomada de pressão arterial é um aspecto clínico importante da anatomia de superfície. Outras estrutuars podem ser identificadas na superfície do corpo, incluindo certos nervos, linfonodos, glândulas e outros e outros órgãos internos.
A anatomia de superfície é um aspecto essencial do estudo da anatomia para a Fisioterapia, disciplina que avalia previne e trata distúrbios relacionados a cinésie e a sistemas e órgãos de todo o corpo humano. Saber onde estão localizados os músculos e seus grupos pode ser extremamente importante na manutenção da capacidade física.
Na Fisioterapia, a anatomia de superfície de um paciente é de valor imensurável no diagnóstico e tratamento. Saber também onde tomar pulsação, introduzir tubos auscultar o funcionamento dos órgãos internos, tirar radiografia e realizar fisioterapia requer o conhecimento de pontos de reparo de superfície.
A eficiência da observação desse estudo está relacionado a quantidade de tecido adiposo subcutâneo em que o paciente apresenta. Examinando uma pessoa obesa, pode ser extremamente difícil observar ou palpar certas estruturas internas que são prontamente identificáveis em uma pessoa magra.

Nenhum comentário: